A.C.C. -- ACADEMIA DE CIÊNCIAS DA COMPLEXIDADE

A.C.C. --  ACADEMIA  DE  CIÊNCIAS  DA  COMPLEXIDADE
"INTERACTIVITY & INTERCONNECTIVITY »»» are a New Civilization. Adapt or succumb, either success or sorrow", JPS, Fundador ACC // e RF - RICKY-Administrador ACC

sexta-feira, 24 de março de 2017

CONSULTAÇÃO & CONSULTORIA POLITICA


CONSULTAÇÃO  &  

CONSULTORIA POLITICA


Assembleia da Republica - com o Grupo Parlamentar do BE - -DEPUTADOS  Dr. José Soeiro ( PORTO, Sociólogo), Dr.ª  Joana Neto ( Advogada, Assessora), Dr.ª Isabel Pires (LISBOA, Ciência Politica)--recebem LMMatias e JPS --  da Comissão Instaladora da ACC e Fundações Gémeas.


Com as Deputadas do GRUPO PARLAMENTAR do PSD --
Dr.ª Clara Marques Mendes, 
Dr.ª Susana Lamas e 
Drª Helga Correia



Assembleia da Republica, Março 2017, 
Grupo Parlamentar do PCP - Dr.ª Diana Ferreira, Psicóloga, 
recebe:
 Luis Matias PR SNAS, Doutorando em Direitos Humanos
Joao Salgueiro, MESTRE em Serviço Social
Sandra Martins - Lic. SERVIÇO SOCIAL, 
JPS como Consultor Juridico Pro Bono





PURP - Partido Unitário de Reformados e Pensionistas 
- Out 2016, colaboração assente. 
Presidente da Direcçao do PURP é Professor Universitário e MEDICO PSIQUIATRA.



PAN .--- PESSOAS, Animais e NATUREZA  - Na ASSEMBLEIA da Republica, com Deputado Partido PAN



Out 2014-
1ª Reuniao Anual ACC - 
JPS-" Os maus alunos de Ciências Económicas afundam Países e arruinam Economias "!


MDP – Movimento para a Democratização 

dos Partidos

Missão Resumida:
Democratizar os partidos políticos reformando a sua democracia interna, combatendo todas as formas de corrupção eleitoral dentro do seu seio, promovendo a transparência e a democracia.

Introdução:
Um cidadão pode inscrever-se num partido politico por uma de duas razões: ou porque ideologicamente se identifica com o programa e os princípios desse partido, ou porque procura um qualquer beneficio material e financeiro de curto prazo. A atenuação do peso ideológico verificada nos "partidos tradicionais" nas últimas décadas, cada vez mais "fulanizados", cada vez mais semelhantes entre si e menos soberanos em relação aos ditames da Europa ou dos mercados, fez com que, progressivamente, a distinção  entre os diversos  partidos de poder se apresente mais difícil; a ideologia perdeu força identitária e os “interesses” (financeiros e internacionais) preenchem esse espaço. De organizações de causas os partidos transformam-se em grandes agências de emprego: no Estado, na administração pública desconcentrada e nas empresas que trabalham para o Estado.

O predomínio da "militância por Interesse" em relação à "militância por causas” seca a base militante e reduz a quase zero a divergência interna, fazendo disparar a inclinação para o conformismo e o seguidismo acrítico, funcionalizando os partidos e tornando cada vez maior o poder das lideranças locais e nacionais sobre as estruturas de base. O reconhecimento do mérito individual deixa de se subordinar a critérios de aptidão para o serviço da república, dando lugar a um sistema de graças concedidas em função da capacidade de obedecer, da fidelidade e da subordinação absoluta em relação às decisões dos lideres do partido. Quem exprime insubordinação ou divergência (real ou apenas aspirativa) é rapidamente posto de lado e perde qualquer capacidade de influência politica.

A excessiva fulanização (ou culto de personalidade, exagerando a importância  do líder no partido), a perda de soberania para o estrangeiro, a corrupção em troca de favores ou empregos, a "deslocação para o centro" das ideologias partidárias (em busca dos votos de um eleitorado cada vez menos politizado e ideológico) conduziram os partidos a uma severa atenuação da sua carga ideológica. Nestes partidos modernos, com vocação e acção de poder, a participação da sociedade civil, dos cidadãos, dos eleitores e até dos militantes de base é cada vez menos necessária e as campanhas ou até a elaboração dos programas eleitorais são entregues (em regime de “outsourcing”) a especialistas ou empresas comerciais. Só  consegue manter-se livre da teia de dependências que leva ao conformismo e aos prémios (em cargos e influência), daqui decorrentes, quem não faz da politica profissão. Assim se compreende porque é que nestes partidos em crise são hoje cada vez mais raros os militantes ativos com ocupações profissionais independentes da rede partidária ou do Estado. A militância funcionaliza-se e a política partidária torna-se essencial à sobrevivência material dos políticos partidários e das suas famílias.


Missão Extensa:

Perante a constatação dos números de abstenção eleitoral é preciso agir e fazer algo para resolver um fechamento dos partidos aos cidadãos e da maioria da sua base de militantes.

Quando em condição de poder, existe nos partidos um nítido refluxo na qualidade e extensão da democracia interna e as lógicas de repartição de favores e cobrança de dividas submergem todo o demais. O fenómeno ocorre sobretudo nos partidos em situação de poder e por isso é particularmente grave nos partidos do arco da governação com extensões ao PCP no mundo autárquico. Assim, o foco do Movimento pela Democratização dos Partidos será precisamente os partidos "tradicionais" (PSD, PS, CDS e PCP) e não os "emergentes": porque é neles que se encontram as melhores condições que levaram a esta corrupção das lógicas e práticas democráticas internas. Isto não significa que os partidos emergentes ou tradicionais de pequena dimensão devam ser excluído das análises e propostas já que neles, em potência, existem também os mesmos problemas que afetam as maiores formações partidárias.

Este movimento reúne cidadãos independentes e militantes partidários preocupados com o estado da nossa democracia e, em particular, com o elevado nível de degradação interna a que chegaram os partidos políticos portugueses.

O MDP é um "Movimento de terceira geração": o foco da sua acção será a reforma da democracia (exterior) através da reforma da democracia (interior) nos partidos.


Cronograma:

1
Criar blog e página facebook para comunicações e textos correlacionados

2
Criar uma "Caixa de Denúncias" anónima no site e página para receber queixas referentes a situações de falta de democracia interna ou violações estatutárias relevantes nos partidos políticos

3
Consulta pública durante quatro semanas para construir propostas e ferramentas de promoção das mesmas

4
Criar um Observatório da democracia interna nos partidos políticos
que produz e atualiza um Barómetro da qualidade da democracia nos partidos políticos

5
Após esta fase de Consulta Pública
Elaborar Caderno de Propostas
Lançar petição online: "Petição Pela Reforma dos Partidos Políticos"
(a petição tem pedido de dados postais para envio de subscrição de ILC em papel)

6
Enviar mensagens de correio eletrónico a pedir reuniões aos Grupos Parlamentares da AR, aos deputados no Parlamento Europeu:
Ouvir a sua opinião sobre o estado e a qualidade da democracia interna no partido em cuja lista foi eleito
Ouvir soluções
Propor as nossas soluções

7
Enviar mensagem de correio eletrónico para órgãos dos partidos PS, CDS, PSD e PCP (com tracker) de apresentação do MDP

8
Escrever carta a todos os lideres partidários.
Na carta, pedir que divulguem e assinem nas suas redes a petição
Na carta, pedir entrevista de apresentação a todos os partidos
Objetivo será o de pedir opinião sobre o estado da democracia interna, o que está a ser feito, o que está planeado e se pensam que um novo enquadramento jurídico poderá ajudar e como
Perguntar aos partidos de governo (PSD, CDS, PS):
a. Nas últimas Legislativas promoveram algum mecanismo de recolha de contributos de militantes ou simpatizantes para a elaboração dos manifestos e programas eleitorais?
b. Se sim, estas propostas foram incorporadas no programa que haveria de ser levado a eleições?
c. Se sim, estas propostas estavam claramente identificadas como tendo sido produto desse processo colaborativo das bases?
d. Quantas e quais destas propostas já foram postas em execução ou estão prestes a ser?

9
Pedir reuniões com associações e fundações relevantes como a TIAC, Associação 25 de Abril, Associação Transparência e Integridade, Ordem dos Cidadãos e o Manifesto para a Democratização do Regime: pedir apoio na divulgação e na subscrição

10
Pedir a figuras conhecidas breve declaração de apoio em vídeo (1 a 2 minutos)

11
Fazer uma apresentação pública com lançamento do "livro branco da democracia interna dos partidos" (missão, diagnósticos e propostas do MDP)

12
Lançar ILC (assinaturas físicas) paralelamente à Petição. Avaliar Referendo (assinaturas físicas)

13
RSF para ILC

14
Um ano depois marcar reunião de evolução com partidos
Um ano depois aferir resultados do MDP e novos passos


Ferramentas:

1
Observatório da democracia interna nos partidos políticos
a) Que produz e atualiza um
Barómetro da qualidade da democracia nos partidos políticos
b) Fazer estudo comparativo da democracia digital e participativa nos sites dos principais partidos da UE e avaliar comparativamente e de forma numérica os mesmos
c) Sondagem "vamos medir a febre à democracia interna dos Partidos":
(Um projecto do Observatório de Democracia Interna do MDP)
É militante em algum partido?
Se é militante, milita num partido "tradicional" (PS, PSD, CDS ou PCP?)
Ocupa ou ocupou recentemente algum cargo eleito num partido politico?
Qual acha que é a credibilidade dos resultados das eleições internas nos partidos?
Confia na forma como são realizadas as eleições internas nos partidos, e apurados os seus resultados?
Viu ou experienciou pessoalmente algum fenómeno de adulteração ou deturpação da democracia interna?
Se respondeu "sim", fez queixa a alguma entidade, interna ao partido ou externa (Procuradoria ou órgão de policia)?
d) Manual de voas Práticas Autárquicas
e) Produzir todos os anos um "Relatório de Verão" sobre a situação da democracia interna dos partidos com referencias a casos, evoluções e involucoes concretas e Avaliar autarquias em função das suas normas e regras de contratação (avenças, concursos e aprovações)
f) Comparar - em grelha todos os estatutos dos partidos com representação parlamentar - atribuir um valor a cada aspecto e uma pontuação final.
Objectivo medir a qualidade da democracia interna à luz dos estatutos dos partidos.
Sondagem para o Observatório:
1. é militante num partido politico?
1.1. Tem as suas quotas em dia?
1.2. Participa activamente nos eventos e campanhas desse partido?
2. Identifica-se com algum partido em particular?
3. Está activo, como sócio, em alguma associação?
4. Está activo, como sócio, em alguma movimento social inorgânico?
5. Numa escala de 1 (pouco) a 10 (muito) qual é o seu grau de confiança na politica e nos políticos?


2
RSF para ILC (para envio, subscrição e devolução)

3
Investigar junto a juristas possibilidades de processar partidos por falta de democracia interna (queixa na PGR com dados já tornados públicos)

4
Lançar balões em Tomar com RSF para ILC e petição fundadora

5
Lançar garrafas nos Açores com as mesmas

6
Editar livro/revista com textos e propostas
Pedir textos e propostas a "notáveis" conhecidos (sobre bloqueio dos partidos e da democracia)

7
Distribuição de material e pedir assinaturas à porta dos partidos políticos (sedes) e dos órgãos onde eles estão representados

8
Lançar o livro branco em várias livrarias de Lisboa e do país

9
Jantares-debates e entrevistas com figuras conhecidas e com opiniões sobre o tema
Daniel Adrião
Álvaro Beleza
Pacheco Pereira
Ribeiro e Castro
Ventura Leite
Octávio Serrano
Manuel Arriaga
Paulo Rangel
José Seguro
António Galamba
Joana Amaral Dias
José Ribeiro e Castro
Bagão Felix
Rui Tavares

Catarina Martins
Jaime Pereira dos Santos
Luis M Matias

sexta-feira, 3 de março de 2017

www.FUNDACOES-GEMEAS.net







ANTÓNIO JOSÉ VILELA, Tese de Mestrado, c analise do Professor ADRIANO MOREIRA, Pr. da Academia de Ciências de PORTUGAL e do Prof MARQUES BESSA (ISCSP)


O Investigador e Autor ALCIDIO TORRES deste Ensaio criou o Conceito "ÉTICA 3Q", Quociente de  ÉTICA,
para adicionar aos Q1 - Quoc de Inteligência e ao Q2 - Quoc Emocional -- Prefácio de GUILHERME De OLIVEIRA MARTINS, Pr. Trib de CONTAS..

Livro base da "FUNDAÇÃO ÉTICA 3Q" -- Ensaio de Ciência Politica dos Investigadores ISCTE -- ALCIDIO TORRES (PT)
e LUCILIA SILVA (BR.). Textos fundadores fundamentam o Conceito de Etica 3Q. Prefácio de VIRIATO SOROMENHO MARQUES




FOTO REAL de
 "Fusão de dois Buracos Negros, fenomeno avistado pela 1ª vez em 14 de Setembro de 2014 // ocorreu há 1,2 MIL MILHOES de Anos, o choque gravitacional está a chegar..."



www.FUNDACOES-GEMEAS.net

Fundadas as duas Fundações em 14 de Outubro de 2014, 
durante a Reunião Anual da Academia de Ciências da Complexidade, 
Av General Humberto Delgado.


       Para assuntos técnicos do site ou do email:
                    webmaster@fundacoes-gemeas.net

       Para outros assuntos:                    
                    Pr.jps@fundacoes-gemeas.net
      
       Emails pessoais:

-- Presidente  JPS               pr.jps@ fundacoes-gemeas.net
-- Vice-Pr. Manuel Abrantes Pedro      vpr-mca@...
-- Vice-Pr. Jorge Ribeiro M Sousa        vpr-jrms@...
-- Vice-Pr. João Martinho Fernandes   vpr-jmf@...
-- Vice-Pr.  António Santos Carvalho   vpr-asc@...
 --




QUEM SOMOS:

A Fundação “ÉTICA 3Q, está baseada nas obras dos Investigadores do ISCTE
Dr Alcídio Torres (Portugal)
e Dr.ª Lucília Silva (Rep. Federativa do Brasil) 
sobre CORRUPÇÃO, e cujas edições irão sendo apoiadas por esta Fundação.
Presidente:
Jaime Pereira dos Santos

A Fundação "Ana Costa" está baseada no Livro sobre Ana Costa e sua obra bahai, apóstata portuguesa da década de 60, divorciada e mãe de três filhos declarou-se bahai na Assembleia do Estoril, tendo como mentora Norah de Buda, dinamarquesa judia da Diáspora de 40, fugitiva sobrevivente dos campos de concentração nazi-alemães.

Presidente:
 Jaime Pereira dos Santos

As duas Fundações Gémeas, tem tido vida graças a um corpo de 4 (quatro) Vice-Presidentes, que são:

João Ennes Martinho Fernandes

Manuel Ferrari Pedro

António Santos Carvalho

George Ribeiro de Sousa

- A Fundação Ana Costa dispõe de um Conselho Consultivo, um Conselho Geral e um Conselho de Fundadores.

CONSELHO GERAL:
Competência genérica do CG das FG
-- constituir-se como um crivo, um selector de programas e acções das FG, mediando o numeroso e generoso Conselho de Consultores, por um lado, e por outro lado, o Conselho de Administração.
Após 3 anos de bom e efectivo exercício, de amizade, dádiva e abertura total, o DR. LUIS M MATIAS 

  • Doutorando ISCTE, em "Serviço Social e Direitos Humanos"
  • Presidente do Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais-SNAS / 
  • Membro do Secrt Nacional da UGT e 
  • membro da APSS, 
  • aceitou o meu convite para PRESIDENTE do CONSELHO GERAL das FG.

Num ambiente geral de crise, de retracção, de depressão, recessão e isolacionismo hiper-individualista (2013-2016), o DR. LMM permaneceu sempre lúcido, solidário, clarividente e apto na sua Missão Social, Política, Cívica, Associativista -- sendo de sublinhar e louvar o Espírito Resiliente, o Espírito anti-derrotista, e o Espírito Construtivista e Democrático.


Director Técnico das Comunicações das FG é GRS -George Ribeiro de Souza (Fundador da Academia ACC)

Direcção de Conteúdos está, por enquanto, entregue `a "ACC - Academia de Ciências da Complexidade"http://accomplexidade.blogspot.pt/


Primeiros PROGRAMAS aceites pelas Fundações Gémeas:

PROGRAMA "Ciência", cujo Director Executivo é o Eng. Richard D. G. Betts

PROGRAMA "Autonomia domótica e robótica", cujo Director Executivo é o Eng. GRS - George Ribeiro de Souza

PROGRAMA "Autonomia Local e Pessoal // Energética", cujo Director Executivo é o técnico RF - Ricardo Guerreiro Afonso Pinheiro Feio.


 HISTÓRICO

As Fundações Gémeas  --- Fundação ANA COSTA e Fundação ÉTICA 3Q  -- , no seu movimento criativo, foram anunciadas ao público em 14 de Outubro 2014, sendo Presidente das duas Jaime Pereira dos Santos, e os seus 4 Vice-Presidentes, abaixo listados:

João Ennes Martinho Fernandes
Manuel Ferrari Pedro
António Santos Carvalho
George Ribeiro de Sousa







A Matéria anti-matéria do Buraco Negro expande ENERGIA Gravitacional.

















Comissão Instaladora da Academia

Comissão Instaladora da 
Academia A.C.C.

"Find your Stars, and then connect Them with the String, threads,  carefully and lovingly"

Complex Science Academy, Stage 1.


Comissão Instaladora da 
Academia de CIÊNCIAS da COMPLEXIDADE


Os 5 Fundadores de 2009, 17 de Maio, Cascais, Anfiteatro na Boca do Inferno: 

António Santos Carvalho  (Juiz Conselheiro, Prof. Direito Constitucional, descendente de Dom Afonso Henriques),

Fernando Peixoto Coelho  (Gestor de Banca & Seguros, BPN, treinador basquetebol-Benfica, Tecn. Superior Admin. Publica),

Richard David Guerra Betts  (Owner & Fin Manager, americano, ex-NASA do Programa APOLLO, "Put a Man on the Moon "),

George Ribeiro de Sousa  (Eng Comput. & Telec., Empresário, Português e Brasileiro),


Jaime Pereira dos Santos  (Prof. Direito)

À direita de JPS:
Dr. Fernando Peixoto Coelho, seguindo para a direita de Dr. FPC, o Juiz Conselheiro António Santos Carvalho e o Doutor Manuel Abrantes Pedro.



De costas na foto; Doutor Luís Pereira Sampaio e João Gomes


(JPS :) "Àcerca dos Maus Alunos de Ciências Económicas, que arrasam Países e Economias.",
a 14 de Outubro de 2014, na Av. General Humberto Delgado.




Os Refundadores de 2011 : Pedro Manuel Pereira, Andrey Orlov, José Luis Lima, José Joaquim D´Almeida Guerreiro 
(+, Homem do Petróleo, Autor do fabuloso livro"Do Alentejo à Tailandia, na rota do Petróleo"), Fernando Cunha, Patrícia Figueiras, Luís M.  Matias, Ana Carolina Sousa, Ricardo Figueiredo e Silva, Paulo Mendes Pinto,
João Ennes Martinho (+), Manuel Abrantes Pedro, Teresa Valentim Múrias, Emilia Torres, Miguel Boieiro, Belizário Pereira Martins, Manuela Carrasco, Rui Manuel Rolo, Marcello De Teves Borges, Gabriela Acabado, Ricardo Lacerda, David Souza
Mariana Ferreira Dias (a mais jovem Writer da Academia, Relações Internacionais e Amnistia Internacional, adepta do Fut. Clube PORTO,  --- o mais jovem Writer ACC, Francisco Redondo, 12 anos, suspendeu a sua colaboração em 2013, Desporto e Escola absorventes),


- ao fundo, o Major-Mestre Dr. Marcello de Teves Borges, e Mariana Ferreira Dias e JPS
- 14 Outubro 2014.

O Maior Estuário Fluvial da EUROPA  - TEJO,
a maior ponte da Europa - VASCO da GAMA,
e o Melhor Pais da Europa para se viver --, e 
o MAIOR PAIS da EUROPA Ocidental --- com os nossos 4 MILHÕES de Quilómetros Quadrados de MAR PORTUGUÊS.
Mariana e JPS 



Celeste Nogueira Mendes, Carlos Matias, Delfim D ´Almeida Carvalho,
ROLF DAHMER (+, Dezembro 2013, o alemão que amava Portugal, Fundador do Partido MMS),


1ª Reunião anual da Academia, 14 de Outubro 2014, Av. General Humberto Delgado:
O Juiz Conselheiro ANTÓNIO SANTOS CARVALHO,
com o Prof Doutor Manuel Abrantes Pedro e JPS.



Os Refundadores (Writers) de 2014: Eduardo Miranda, Manuel  De Azevedo Antunes, Armando Mota M. Gonçalves, João Salgueiro, Jorge Monteiro Romero, Eduardo Miranda, Teresa Pires, António Silvestre, Paulo Viegas, Joffre António de Sousa Justino, Jorge Monteiro Romero. Vítor M. R. Coelho, Joaquim Guerreiro Marques, Alcides Silva, Maria E. Castilho Leitão, Teresa Salles, Henrique Pires, Ana Paula Canotilho, Humberto G. Policarpo, António Correia, António Patrício, Ademar Faria, Nelson Timas, Mónica Timas



Maria Paula J F Santos com a Amiga de 1ª hora TINA Castilho Leitão, Golegã - Ribatejo,
FESTA  NACIONAL  DO  CAVALO  LUSITANO.


Os Refundadores de 2016-17:
 Ricardo Pinheiro, Administrador do BLOG ACC; com JPS.





Homenagem a FERNANDO PESSOA, inspirador da 3ª Série da Revista  das 3 Ordens Normativas -- Religião, Ética e Direito - "EX NOVO" - Paula Jorge Dos Santos e Isabel Alfar Afonso

Maria Paula Jorge F S.; e Isabel Alfar Afonso.


O advogado Dr. Luís de Morais, administrador único de "EX NOVO" e JPS, em homenagem ao Imortal e Universal FERNANDO PESSOA  -- no regresso ao CHIADO, Setembro 2016


 Luís  De Morais, administrador da Revista "EX NOVO - RED - Religião, Ética e Direito""; 


2017 é o  ano do Papa Francisco em Portugal, e 
2017 é o ano do Português António Guterres como SG da ONU


2017 é o ano em que será instituída a Comissão Instaladora da ACC.
Dos convites enviados, já aceitaram 19, que tomarão posse a 12 de Maio de 2017: 
JPS, GRS, António Santos Carvalho, João Martinho, Pedro Manuel Pereira, Manuel Abrantes Pedro, Luís M. Matias, Ricardo Pinheiro, Fernando Peixoto Coelho, Patrícia Figueiras, Rui Manuel Rolo, Joffre António Justino, Celeste Nogueira Mendes, Delfim D ´Almeida Carvalho, Emília Aires, Maria Paula J. Dos Santos, Isabel Alfar Afonso, Luís De Morais, Mariana Ferreira Dias.

JOÃO ENNES MARTINHO,  LUÍS M. MATIAS,  JPS









A.C.C. -- Academia de Ciências da Complexidade

  "Knowledge is Wealth"Richard David G.B., Fundador ACC

    pedro.excalibur@gmail.com   -- just states:
   "ANTES MORRER LIVRE QUE EM PAZ SUJEITO"
Twin Foundations:

www.FUNDACOES-GEMEAS.net

Por Academia C.C